segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Gospel+ entrevista Max Lucado

Nesta última terça-feira Max Lucado, o maior escritor inspiracional da atualidade com mais de 65 milhões de exemplares vendidos, fez uma coletiva de imprensa seguido de um agradável almoço no restaurante Praça de São Lourenço, aqui em São Paulo. Estive lá convidado pelo Gospel+ para prestigiar o evento e, claro, para entrevistar o escritor pessoalmente.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Estavam lá cerca de 20 jornalistas e blogueiros de mídia gospel com perguntas tímidas sobre os livros de Lucado. O ambiente era realmente tão tímido que, em certo momento de prolongado silêncio, Max Lucado perguntou se “já era hora do almoço”. Como minhas perguntas não seriam muito fáceis, resolvi guardá-las para a entrevista exclusiva que viria a seguir.

Max Lucado foi extremamente simpático ao me receber para a entrevista, numa varanda do local do evento. E essa entrevista contou com a ajuda da galera do Twitter, que seguia nossa transmissão online do evento. Anotei as perguntas propostas e as fiz pessoalmente a Max Lucado. Seguem abaixo, com os devidos créditos!

@wagnersantos perguntou: Qual o processo que você segue para criação de seus livros… se esconde do mundo para ter inspiração e escrever?
Eu pastoreio uma igreja. Na igreja não dá para escrever pois sempre existe algo para fazer. Mas possuo um escritório fora da igreja onde posso me trancar em minha sala para escrever. Escrevo cerca de 4 horas por dia, é o suficiente.

@ssapao perguntou: Qual experiência em Cristo que mais marcou sua vida e edificou sua fé?
O momento de minha conversão. Eu passava por um problema com alcool e fui até uma igreja. Lá ouvi uma pregação maravilhosa sobre arrependimento. Chegando em casa eu orei e pude sentir que realmente aquele perdão pregado era real. Pude descobrir que há um verdadeiro perdão para os pecados. Essa descoberta mudou minha vida.

@cristaoiurd perguntou: Dos medos, qual foi o mais difícil de escrever?
A respeito de não se sentir importante. É um medo muito profundo nas pessoas e difícil de lidar, pois está entranhado. As pessoas se olham no espelho e pensam: eu sou nada, sou ninguém. Mas cada um tem seu valor e procurar despertar isso nas pessoas é muito difícil.

Falando sobre esse tipo de medo… você já sentiu medo de se sentir importante demais, do seu ego? E de começar a escrever somente para vender livros?
Sim, esse medo é algo que existe e é real. Sempre penso e reflito que não sou tão importante quanto possa parecer ser. Sou apenas um pedaço da praia, alguém que Deus ama como aos outros. Como todo ser humano preciso sentir esse medo e saber conviver com ele. Precisamos sempre balancear entre o “se sentir menor do que é” e “se sentir maior do que é”.

@cristaoiurd perguntou: Lá fora o Brasil tem sido observado como um país cristão crescente?
Vê-se as igrejas crescendo no Brasil, mas não há notícias fortes sobre isso lá fora. Não é tão divulgado.

Para terminar. Você se sente escrevendo literatura de auto-ajuda? Não tem medo de estar escrevendo isso?
Sim, me preocupo com isso. É uma linha muito tênue entre inspiracional e auto-ajuda. Eu procuro me policiar nesse sentido. Você deve inspirar seu leitor, mas consciente que a ajuda vem de fora. Nós somos um pequeno lago e Deus é um grande mar. O meu foco não pode se concentrar no pequeno lago, em ele se recuperar sozinho. Meu foco deve ser o grande mar e como ele pode socorrer pequenos lagos. Meu foco é na ajuda externa, que provém de Deus. Eu apenas inspiro e ensino as pessoas a procurar essa ajuda e não a se auto-ajudarem.

Galera, agradeço a todos os que enviaram suas perguntas através do Twitter. Não pude fazer todas as questões propostas porque o tempo era extremamente limitado e a entrevista foi acompanhada de perto pela assessoria de imprensa para evitar demoras.

Logo após a breve entrevista, fomos acompanhados até o local onde seria servido o almoço. Lá já estavam alguns executivos de editoras e pastores – cerca de 30 pessoas – aguardando.

Para quem não sabe, Max Lucado está no Brasil divulgando seu novo livro “Sem Medo de Viver”. Ele passará ainda por mais algumas cidades brasileiras. Para consultar sua agenda acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário